Elementos Finitos em Mecânica dos Sólidos

Introdução. Modelagem matemática e computacional de problemas de engenharia. Aspectos históricos do desenvolvimento do método dos elementos finitos; Formulação diferencial e variacional de problemas de valores de contorno em uma dimensão;

T-P-I

4-0-8

Sala:

S202

 

Ementa Resumida

Introdução. Modelagem matemática e computacional de problemas de engenharia. Aspectos históricos do desenvolvimento do método dos elementos finitos; Formulação diferencial e variacional de problemas de valores de contorno em uma dimensão; Formulação geral das equações de elementos finitos pelo princípio dos trabalhos virtuais e da energia potencial estacionária; Aproximações de elementos finitos em uma dimensão; Aproximações de elementos finitos para o problema elástico linear. Formulação dos elementos isoparamétricos; Convergência das aproximações por elementos finitos. Elementos de barras e de vigas; Elementos de placa baseados na teoria de Reissner-Mindlin; Elementos de casca baseados no conceito de degeneração; Introdução à formulação de problemas não-lineares da mecânica dos sólidos deformáveis pelo método dos elementos finitos. Implementação computacional do MEF.

Bibliografia

  1. BATHE, K. J., Finite Element Procedures, Prentice Hall, New Jersey, 1996.
  2. COOK, R. F. Finite Element Modeling for Stress Analysis. New York, John Wiley & Sons. 1995.
  3. LEWIS, R. W. Numerical Methods in Coupled Systems. Chichester, John Wiley & Sons, 1984.
  4. OTTOSEN, N. S.; PETERSSON H. Introduction to the Finite Element Method. New Jersey, Prentice Hall, 1992.
  5. PETROSKI, H. Design Paradigms: cases histories of error and judgment in engineering. Cambridge University Press. 1994.
  6. HUGHES T. J.. The Finite Element Method. Dover, 2000.
  7. ZIENKIEWICZ, O.C.; Taylor, R.L. Finite Element Method. 5th ed. Elsevier, 2000. V 1.
  8. KWON, Y. W.; BANG, H. The Finite Element Method Using MATLAB. Boca Raton, FL: CRC Press, 2000.