DISCIPLINA ELETIVA DINÂMICA DE SISTEMAS

MEC407 - Dinâmica do Voo Espacial

Ementa Resumida:

Forças e Torques atuantes em um veículo espacial. Estabilidade Estática. Equações Gerais do Movimento para um Sistema de Partículas. Relação entre Dois Sistemas de Coordenadas. Equações do Movimento de Foguetes Rígidos. Equações do Movimento no Plano: Ascensão linear, Trajetória Inclinada, Vôo Balístico. Análise da Trajetória Balística. Efeitos de Rotação da Terra. Transferência de Órbitas e Encontro de Veículos Espaciais.

1. BATE, R.R., MUELLER, D. P., WHITE, J. B.   Fundamentals of Astrodynamics, Dover Publications, New York, 1971.
  2. CORNELISSE, J. W., SCHOYER, H. P. R., WAKKER,K. F.   Rocket propulsion and spaceflight dynamics, Pitman London, 1979.
  3. MORAES, R. V.  Trajetórias de Veículos Espaciais , Publicação interna do Instituto tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, 1978.
  4. PRADO, A. F. B.A., KUGA, H. K.   Fundamentos de tecnologia Espacial, Publicação Interna do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos, 2001.
  5. ZANARDI, M. C. Fundamentos de Astronáutica. Publicação interna do Instituto Técnico de Aeronáutica, São José dos Campos, São José dos Campos, 1990.