DISCIPLINA ELETIVA DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE

MEC-208
Tópicos Avançados em Dinâmica dos Fluidos Computacional

Ementa

Modelagem clássica da turbulência: RANS, Modelos de Zero e Uma equação, Modelos de Duas Equações, Leis de Parede e RSM; Modelagem  de escoamento complexo - turbulência: DNS, LES e Modelos Multi-Escalas; Modelagem de escoamento complexo – multifásico: DNS, VOF,  Euleriano-Euleriano, Euleriano-Lagrangiano; Tratamento da interface. Outros métodos: Método Espectral, Método de Elementos Finitos, LBM e  SPH.

Bibliografia Básica

1. Faghri, A., Zhang, Y., Transport Phenomena in Multiphase Systems. Academic Press, 2006.
  2. Crowe, C. T., Schwarzkopf, J. D., Sommerfeld, M., Tsuji, Y., Multiphase Flows with Droplets and Particles. CRC Press, 2011.
  3. Prosperetti, A., Tryggvason, G., Computational Methods for Multiphase Flow. Cambridge University Press, 2009.
  4. Pope, S. B., Turbulent Flows. Cambridge University Press, 2000.
  5. Wilcox, D. C., Turbulence Modeling for CFD. DCW Industries, 2006.