Aviso Imporante: Esta disciplina é optativa e seus créditos não serão contabilizados para integralizar os créditos em disciplinas necessárias para a conclusão do curso, isto para alunos matriculados no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica. Outros programas de Pós-graduação consulte a respectiva Coordenação.

DISCIPLINA GERAL

MEC505 - Capacitação para Tutoria em Educação à Distância (EaD)
TPI 1-3-4

Ementa

O papel do tutor em cursos a distância. Diálogo e interação em atividades a distância. Condução da aprendizagem à distância. Fundamentos da Educação a Distância.

Bibliografia básica

1. Silva, Marco, Sala de Aula Interativa, Loyola.
  2. Mattar, João, Tutoria e Interação em Educação a Distância, Cengage.
  3. Gonzales, Mathias. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância, Averca MP.

Bibliografia Complementar

1. Aretio, L. Garcia. La Educacion a Distancia. Ariel Espanha.
  2. Barkley, Elizabeth F. et. al. Major Collaborative learning techniques: a handbook for college faculty. São Francisco, Jossey-Bass Publishers, 2005.
  3. Barkley, Elizabeth F. Student Engagement Techniques, John Wiley Professio.
  4. Dotta, Sílvia (Org.). Aulas Virtuais Síncronas. Santo André. Editora da UFABC, 2014.
  5. Franco, Lucia (Org.). EaD Virtual: entre teoria e prática. Santo André. Editora da UFABC, 2015.
  6. Sandholtz, Judith.; Ringstaff, Cathy e Dwyer, David. Ensinando com Tecnologia: Criando Salas de Aula Centradas nos Alunos. Porto Alegre. Artes Médicas, 1997.
  7. Cross. K. Patricia. Collaborative Learning Techniques. John Wiley Professio.