Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFABC

Linha de pesquisa

Análise de tensões residuais por modelagem e simulação e por ruido magnético Barkhausen e difração de raios-X em prototipos produzidos por prototipagem a laser (manufatura aditiva) em ligas metálicas ferromagnéticas.

A prototipagem a laser ou manufatura aditiva é um processo de fabrição direta de protótipos, ferramentas e próteses. O processo utiliza um feixe de laser de alta intensidade para fundir selectivamente partículas de um pó fino metalico ou de um polímero a partir de um modelo tridimensional. O processo é capaz de produzir produtos em sua forma final completamente denso sem praticamente qualquer limitação geométrica e tendo propriedades mecânicas comparáveis com os produzidos por meio de técnicas de fabricão convencionais. Existe uma vasta gama de materiais que são adequados para serem processados por manufatura incluindo vários aços, Ti, Al e ligas CrCo.

Compreender e estudar a distribuição, o nível e como as tensões residuais interferem na vida útil dos prototipos permite prever o comportamento e a vida úti do produto final.

Maiores detalhes favor contatar o Prof. Dr. Jonhson Delibero Angelo através do E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Currículo Lattes