DISCIPLINA OBLIGATÓRIA PARA TODOS OS ALUNOS

MEC112 - Métodos Numéricos em Engenharia Mecânica

Aproximação de dados experimentais por curvas. Solução numérica de equações diferenciais ordinárias. Método de Runge-Kutta. Diferenciação e integração numérica. Método de Diferenças Finitas. Introdução ao Método de Elementos Finitos (MEF). Modelagem de vigas e treliças. Modelagem de transferência de calor pelo MEF. Modelagem de problemas estruturais complexos. Programação em linguagem MATLAB aplicado ao MEF.

1. S. C. Chapra, R. P. Canale, Numerical Methods for Engineers, McGraw-Hill International Editions.
  2. S. Moaveni, Finite Element Analysis: Theory and Application with ANSYS, 3rd ed., Prentice Hall, 2007.
  3. J. Kiusalaas, Numerical Methods in Engineering with MATLAB, Cambridge University Press, 2005.
  4. Y. W. Kwon, H. Bang, The Finite Element Method Using MATLAB, CRC Press, 2000.