Disciplinas da área de concentração de Mecânica dos sólidos

MEC303 - Modelagem Computacional de Estruturas

Oferecer aos alunos uma base prática e teórica em aplicações da Mecânica Computacional em Engenharia de Estruturas e correlatas. Além da implementação e desenvolvimento dos métodos numéricos em softwares próprios, utilizam-se também softwares comerciais baseados principalmente em elementos finitos como ANSYS e o MATLAB.

1. BATHE, K. J.. Prentice Hall, New Jersey, 1996.
  2. COOK, R. F. Finite Element Modeling for Stress Analysis. New York, John Wiley & Sons. 1995.
  3. LEWIS, R. W. Numerical Methods in Coupled Systems. Chichester, John Wiley & Sons, 1984.
  4. OTTOSEN, N. S.; PETERSSON H. Introduction to the Finite Element Method. New Jersey, Prentice Hall, 1992.
  5. PETROSKI, H. Design Paradigms: cases histories of error and judgment in engineering. Cambridge University Press. 1994.